Skip to content

Leituras do ano

segunda-feira, dezembro 28, 2009

Não tive como cumprir minha própria meta de dois livros a cada mês. Em parte porque o verão se revelou mais determinado do que eu previa, mas sobretudo porque, ao longo do ano, em determinados momentos me faltou aquela paz de espírito utilíssima para se aproveitar ao máximo cada página. Tudo culpa de um 2009 atribuladíssimo — mesmo que eu não tivesse muito o que fazer (foi um ano inteiro de espera). Enfim, 19 livros (que poderiam e deveriam ter sido bem mais) que foram lidos com muita atenção e carinho. Obtive algum sucesso no que diz respeito à variedade: tentei e consegui ampliar o espectro dos assuntos, mas ainda não estou nada satisfeito. Adentrei um pouco mais no campo da literatura propriamente dita e avancei os estudos de meus temas favoritos.

“Adentrei um pouco mais na literatura” porque me sinto (ou sentia, não sei bem) naturalmente mais atraído pela não-ficção que pelas criações literárias. Não chega a ser uma preferência, mas talvez uma tendência: de um tempo para cá me detive mais em livros de História e relatos jornalísticos (o que vêm a ser — quase — a mesma coisa). Quando percebi a necessidade de retornar definitivamente ao mundo literário, achei que “o ideal” fosse intercalar leituras não-ficcionais com ficção. Foi o que fiz, sobretudo nesses últimos meses.

A lista de minhas leituras será publicada na estréia de Herodotos Report, nos próximos dias. (Espero muito desse projeto. Prova é que preparava de forma bastante informal esse texto sobre meus livros de 2009 quando percebi que poderia ser um bom material, para ser lido por mais pessoas.) Acompanhará uma pequena resenha de cada livro, o que eu espero incentive alguém a ler ao menos um bom livro inteiro em 2010. Aliás, obrigado pela lembrança no Natal e meus desejos sinceros de um 2010 fantástico a todos.

No comments yet

Deixe um comentário

