Skip to content

Chomsky III: o poder e o ensino

quinta-feira, março 19, 2009

capireilpotere8“[…] aquilo que importava era a capacidade de trabalhar em uma linha de montagem, ainda que se de tipo intelectual: fazer aquilo que é ordenado e estar no lugar designado. A mensagem era: deverás te tornar um operário de fábrica, ainda que se a fábrica seja uma universidade; obedecer às ordens de alguém e trabalhar como te é dito. O que conta é a disciplina, não deve descobrir as coisas por conta própria ou entender sobre o que te diz respeito. Deve apenas ter os requisitos do operário-modelo.”

“[…] o papel institucional da escola na sociedade, dada a estrutura do poder externo na qual desenvolve sua atividade, é sobretudo aquele de educar para a obediência e o conformismo, de forma que os indivíduos sejam mais facilmente controláveis e indoutrinados. E enquanto mantiver este papel, a escola será financiada. Obviamente, não é assim 100% e existem pessoas que não seguem até o fim este percurso. […] no campo científico, existe uma espécie de adestramento à criatividade e à desobediência, porque senão não se pode fazer ciência. Mas nas ciências humanas e sociais, ou em campos como o jornalismo e a economia, as pessoas são adestradas a controlar-se, a aceitar tudo sem fazer muitas perguntas. E quem sai desse caminho é eliminado ou rechaçado.”

Noam Chomsky, Capire il Potere, il Saggiatore, Milano, 2008, pág. 299-300 e 301. Tradução minha.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: