Skip to content

Saudade: Porto Alegre

domingo, março 15, 2009

Minha relação com a cidade era limitada no sentido geográfico. Conhecia muitíssimo bem Porto Alegre em um perímetro que, grosso modo, engloba a zona norte, Centro, zona leste até o Iguatemi e acabava-se, em direção sul, na avenida José de Alencar. Exclui-se daí a confusa zona leste – que oeste Porto Alegre não tem -, e a novíssima zona sul. Por essa, nutria um certo desprezo, quase como se não a considerasse parte da minha cidade, enquanto a grande parte ocidental me intrigava, mas não me atraía. Como qualquer pessoa que não trabalha como taxista ou motorista de ônibus urbano, em diferentes momentos estabeleci “eixos” ligando minha vida à áreas da cidade: na infância e adolescência, o Centro e Zona Norte; depois, devido à faculdade, a região mais central, Osvaldo Aranha, Redenção, João Pessoa; enfim a vida de morador. Aí os horizontes literalmente se ampliam. Moinhos de Vento, Independência, Auxiliadora, Floresta, Bom Fim, Chácara das Pedras, Higienópolis. Ao longo de todos esses anos, a zona do Olímpico, fielmente “escaneada”. Poderia encontrar um clipe de papel naquelas quadras.

Creio, a bem da verdade, que amei Porto Alegre desde o meu nascimento, na Mostardeiros. Mas é uma cidade de contrastes, altos e baixos, e a cada descoberta uma atração – ou repulsa. Em nada, nunca, a zona sul me despertou carinho, apesar de bela em muitas partes. O leste era um vastíssimo deserto de pontos de referência e encanto. O amor, ao contrário, é mais específico. Às vezes reside numa esquina, numa rua determinada, e gastaria muitíssimas palavras descrevendo a Porto Alegre que me faz uma falta terrível.

No comments yet

Deixe um comentário

