Skip to content

Meus ídolos — cap. I

sábado, julho 12, 2008

Ian Anderson, vocalista, flautista e eventualmente tudo, a alma do Jethro Tul, em entrevista à jornalista Juliana Girardi, da Gazeta do Povo, em abril de 2007.

Ian Anderson, já nos seus 60 e poucos anos

Ian Anderson, já nos seus 60 e poucos anos

“Acho que o Jethro Tull seria muito mais conhecido se fôssemos uma banda de rock pesado. Se ainda hoje tocássemos como na época das turnês de Aqualung e Thick as a Brick seria como uma “quick fix” (dose mínima para atingir o efeito de uma certa droga), como uma picada de heroína ou uma carreira de cocaína, seria como uma forte dose de uma droga poderosa. Mas eu não me interesso por drogas de nenhum tipo. O que quero dizer, é que minha música é desafiadora em certos termos. Quando digo que meu objetivo é deixar as pessoas levemente desconfortáveis, é a mais pura verdade. Eu gosto da tensão que consigo criar no público com algo estranho ou pouco familiar (…). Não gostaria de ser parte daquele tipo de banda que simplesmente entrega a mercadoria na porta do freguês sabendo que ele mesmo poderia ter comprado tudo se tivesse ido ao supermercado. Eu não quero ser como um entregador de mercearia, que vai até a sua casa entregar exatamente o que você deseja comer todos os dias. Quero poder entregar algo que a pessoa nunca tenha comido antes, e que talvez até tenha um sabor esquisito, mas de que ela talvez goste”.

Isso resolve grande parte de meu gosto musical. Basicamente, explica por que me insurjo contra mesmices e pobrezas de raciocínio na música. É bastante difícil explicar enquanto ouvinte apaixonado. Sempre se corre o risco de uma interpretação errada, acusações de elitista ou, simplesmente e muito mais comum, de chato.

No comments yet

Deixe um comentário

