Skip to content

Prostração

sexta-feira, maio 16, 2008

Minha intenção sempre foi fazer algo, dar vazão àquilo que chamo de “ânsia jornalística”. Fazer menos uma coletânea de opiniões e mais uma exposição de sugestões de coisas a serem vistas, consideradas, pensadas. Não vou jogar a culpa na tecnologia, mas a facilidade dos meios revelou-se ambígua para mim: enquanto a veiculação, para o mundo todo, está ali, disponível na tela do computador, notei que isso exige um certo comprometimento de quem deseja fazer algo respeitável. Além do óbvio fato de que o esforço pode se perder na imensidão da rede, misturando-se a coisas de menor qualidade, mas que ocupam o tempo de quem lê e poderia estar lendo o que foi feito com carinho e cuidado. Quase tudo que produzi ficou absolutamente descolado da minha motivação. Aquele muito distante dessa, para pior. Logo sem seguida, percebi a dificuldade, antes em relação a mim mesmo, uma cobrança talvez excessiva, e depois das condições para se fazer qualquer coisa que preste. Trabalha-se o dia inteiro, muitas vezes também noite adentro e o ânimo se esvai no ar. Mas as idéias ali, persistindo na mente, o mundo girando e originando “pautas” a todo instante. Isto é uma auto-análise, quase uma confissão. Fui incompetente em larga escala, enquanto outros fatores, esses externos, contribuíram para que eu me colocasse na defensiva. Exterminarei o QuatroTrêsTrês, reduzo Cantofabule a pequenas notas pessoais (imagino que até a viagem, quando terei muito a falar e me obrigarei a tanto) e aposto, ainda com esperanças, em Contexto, que espero seja mais livre que seus antecessores. O certo é que, independente do veículo e da profissão (onde observar, tratar e divulgar é a base), pacientemente comentar a riqueza de eventos do mundo e ouvir respostas é tarefa dificílima, mas imprescindível para mim.

No comments yet

Deixe um comentário

