Skip to content

Beleza

segunda-feira, abril 30, 2007

Homenagens têm o dever de deixar claro o motivo pelo qual existem. Não que do universo musical com o qual tenho contato — e que admito ser bastante vasto e variado — resulte sempre e invariavelmente algo que mereça nota mais relevante, como um texto. Pensei mesmo em estampar aqui ao lado, na mini-seção intitulada Imago, algo que pudesse servir de manifestação da alegria que senti ao escutar o disco para o qual renderei elogios, mas temi o pouco espaço para esclarecimentos. O objeto da admiração chama-se First Utterance, primeiro de dois álbuns lançados por uma certa banda inglesa de nome Comus, em 1971 — outro exemplo do fenômeno próprio do gênero, que confinou grandes músicos e álbuns no quase absoluto ostracismo. De fato, diversos discos oferecem condições de elegias semelhantes, mas, além de enfadonho, ao falar constantemente sobre um assunto específico, no caso a música, eleva-se homericamente o risco de se exagerar, ou mesmo ser injusto. Esse temor inexiste com First Utterance, de beleza singular, leveza e firmeza na medida exata. Há ali uma certa erudição não tanto incomum no progressivo, mas certamente difícil de acertar, e muitas vezes mais pretextada que realizada. Belos vocais, tanto masculino quanto feminino, flauta e violino, composições delicadas e bem cuidadas, com capricho e carinho, porém acessíveis. As letras carregam em temas pesados, dando um contraponto interessante. Beleza, como num quadro renascentista.

:: Comus
:: First Utterance
:: BGO Records
:: Inglaterra, 1971
:: 49m13s

Anúncios
7 Comentários leave one →
  1. Juliano permalink
    sábado, maio 5, 2007 1:48

    Dani,
    divido a música em duas partes “morfológicas”, aquilo que dá a ela sentido: valor e função (nomenclatura tosca minha). O valor é a feitura da música propriamente dita, como é composta, sonoridade, expressão e tal. A função é o por quê ela existe.

    Isso pra explicar que, quanto ao tango, minha opinião é que o valor enquanto sonoridade, isoladamente, é chato, cansativo. Mas a função faz dele algo belíssimo, sem dúvida. Resumindo: me agrada na medida em que existe todo um contexto pra ele, dançarinos ou ao menos uma bodega com velhinhos tranquilos e saudosos. Não colocaria um disco de tango e sentaria na poltrona pra escutar.

    Isso tudo sem ter em mente uma estereotipação, por favor.

  2. edu delamare permalink
    sexta-feira, maio 4, 2007 2:42

    Soh sei que se eu vivesse na franca dos anos setenta, faria de tudo para pegar a Ségolène Royal.

    Virava ate socialista.

  3. Daniel permalink
    quarta-feira, maio 2, 2007 0:14

    Achei que isso te interessaria:

    http://televisao.uol.com.br/ultnot/2007/05/01/ult4244u107.jhtm

    Abraço.

  4. edu delamare permalink
    terça-feira, maio 1, 2007 20:57

    Eh verdade, o pais melhorou.
    Cada dia melhor.

  5. DANIEL PEARL permalink
    terça-feira, maio 1, 2007 19:57

    O noticiário internacional dos jornalões é editado de forma que depõe contra o próprio jornalismo, seja através da manipulação da informação ou mesmo pelo silêncio comprometedor. O Brasil não fica atrás, nossa mídia é hoje conhecida como “GOLPISTA”. Veja a situação do jornal O Globo, voltou a incentivar a discórdia entre países sulamericanos. A manipulação da informação chega as raias da imbecilidade, como é o caso de Reinaldo Azevedo, pau-mandado da Elite Paulista, disse em seu blog (da Veja): “Lula construiu até hoje um único presídio, o de Catanduvas”. Tem credibilidade um jornalista como esse? Ou é um mentiroso a serviço da oposição, ou é um ignorante desinformado. O que a mídia golpista não pode desfazer é as conquistas do governo Lula, em 30 anos de luta após o início do movimento de reorganização sindical no Brasil, a classe trabalhadora vive agora o seu melhor período de vitórias. Leia tudo no DESABAFO PAÍS: http://desabafopais.blogspot.com. Com cara nova.

  6. Daniel permalink
    segunda-feira, abril 30, 2007 15:48

    Eu queria ouvir.

    Não te agrada o tango?

    Saudações.

  7. Veri permalink
    segunda-feira, abril 30, 2007 0:42

    O som é lindo!!!

    E olha que não costumo me manifestar quando o assunto é música.

    Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: