Skip to content

Pós-rock

terça-feira, fevereiro 13, 2007

A discussão ganhou contornos dramáticos no blog irmão deste, o What Are You?. A pós-modernidade proposta por alguns e defendidas por tantos outros causa estranheza e confusão, mas há formas, como diriam as antigas propagandas de brinquedos, de aprender se divertindo. Meu amigo Eduardo defendeu “Modern Things”, da Björk. Eu faço a sugestão de conterrâneos da islandesa maluca. A banda Sigur Rós enquadra-se naquilo que analistas sérios da música chamam de pós-rock. Válida, na minha opinião, a definição. O termo, mesmo não dizendo muito, entra em sintonia com a música do grupo, que faz uso de instrumentos acústicos e eletrônica. Fica difícil determinar onde um termina e o outro inicia. Talvez, penso cá comigo, esteja aí a explicação para que o rock seja usado como parâmetro: é rock, mas não aquele que conhecíamos, tomou um caminho diverso, que também não se sabe para onde vai. Agaetis Byrjun foi lançado em 1999 na Islândia e no ano seguinte no Reino Unido e despertou a paixão no povo que talvez melhor expresse a paixão pelas novidades. E, para minha surpresa e quase trauma, gostei também. O som é etéreo, difuso, um tanto lento e melodramático — numb, seria uma boa definição dada pelos ingleses (nota importante: as letras são todas em islandês). E tem qualidade, audácia, inovação. Interessante notar que as referências, ao que parece tão caras a qualquer coisa pós-moderna, permeiam o álbum. Exemplo disso é a faixa “Ny Batterí”, uma de minhas favoritas, que encarna um certo espírito jazz, ou “Staralfur”, onde a música erudita marca presença. A canção homônima do disco transformou os islandeses em messias da música contemporânea. A bem da verdade, o disco tem méritos inegáveis, mas fica aquela incompreensão (ao menos pra mim) do que se está ouvindo. Deve, portanto, de fato ser algo pós-moderno, concluo. Pós-rock. É estranho, mas concordo.

:: SIGUR RÓS
:: AGAETIS BYRJUN
:: Smekkleysa Records
:: Islândia, 1999
:: 1h11m54s

2 Comentários leave one →
  1. Ulysses Dutra permalink
    terça-feira, fevereiro 13, 2007 18:11

    Valeu Juliano. A gentileza será retribuída. Um abraço

  2. edu delamare permalink
    terça-feira, fevereiro 13, 2007 2:54

    Eu
    >>>>>>AMO< <<<<
    Sigur Ros

    Quem gosta de Sigur Ros me add **ETERNO*8***

    como diria um grande poeta Islandes

    frysta chingaee
    ovritud erfon
    heite ron denea
    ron denea
    ron denea

    reflitao ok

Deixe um comentário

